domingo, 7 de setembro de 2008

Vejam dois exemplos que tornam o Brasil um país rico em sofismas


Impressionante, mas no Brasil as coisas são como são por que a gente (leia-se: a grande maioria) “não dá bola”, “deixa quieto” e mais uma definição: “deixa passar batido”. É exatamente assim, e o que é pior, se alguém chamar a atenção é rotulado como encrenqueiro, bronco, de mal com a vida, quando não preconceituoso. Mas tente acompanhar o meu raciocino. Ensaio, de acordo com o Arelião e outros “amansa burros” menos votados, é definido como preparo ou instrução disciplinada com um fim em vista; é sinônimo de treino; é um treinamento. Para a mídia de modo geral é alguém pousar nu. Isso mesmo as revistas de mulheres nuas anunciam em manchetes o “ensaio” da fulana de tal como que glamurizando, ou querendo dar uma conotação artística para “vender o seu peixe” através de suas sereias, para ficar mais no clima. Mas o fato é que fica só no ensaio e a estréia oficial? Essa...hehehe! Nunca é feita. Vi um garoto explicando num programa de televisão que se denomina ensaio, por que são várias situações semelhantes que são inseridas nas publicações e portanto cada uma é um ensaio. Não me convenceu e continuo a achar que se trata de um tremendo sofisma. O mesmo caso se encaixa com as loterias em geral. Por que é chamado “teste da Mega-Sena”? Até hoje ninguém explicou e nem vai explicar. O fato é que se trata de um jogo e como tal é uma contravenção, ou seja, é ilegal. As loterias são anticonstitucionais. Mas, porém, contudo, todavia e, entretanto a lei no Brasil tem as suas brechas e é nas entre linhas que os chicaneiros (autoridades públicas e etc.) agem. Em caso de contestação por achar que se trata de uma prática ilegal, quem é responsável (CEF - Caixa Econômica Federal) tem um forte álibi amparado por lei na palavra “teste”. Esse termo permite que a prática possa durar por dois anos, ou seja, depois desse prazo ela deveria ser extinta, mas por se tratar de um “teste” apenas muda de nome. O que era o teste da Loto passa a ser o teste Loto II, e depois teste Sena, e agora o teste da Mega-Sena. Aguardem por que em breve teremos um novo nome precedido é claro do termo “teste”. Como diria um amigo meu: “Muda o nome da mer.., mas as moscas são as mesmas.” E nós fizemos o que? Ah! Deixamos passar batido!

Nenhum comentário: