A empresa coreana Samsung lançou no mês passado um telefone celular com um recurso inovador. Apesar de os botões para acionar seus comandos serem touch screen – como os do iPhone – ao pressioná-los, a sensação é a de estar apertando teclas convencionais, daquelas que se movem. A vantagem para quem utiliza o telefone, segundo o fabricante, é ter certeza de que a tecla foi acionada, o que nem sempre acontece nas telas touch screen. O fabricante explica que este novo celular usa uma técnica que introduz uma nova gama de sensações ao se interagir com o mundo virtual. A técnica, conhecida como haptics, reproduz o sentido do tato por meio de comandos eletrônicos. Ela permite sentir as propriedades físicas e os movimentos dos objetos representados na tela. No caso do celular, um dispositivo vibratório sob a tela modifica a sensação que se tem ao tocá-la. Quando os aplicativos empregados no computador se encontram conectados ao corpo através de dispositivos como luvas, joysticks, mouses ou estruturas robóticas, as possibilidades da haptics se ampliam para muitos outros campos. A técnica permite, por exemplo, que um jogador de videogame, numa cena de luta, sinta os golpes ou tiros que seu personagem recebe na tela no local exato do corpo onde eles foram desferidos.sábado, 12 de abril de 2008
Técnica permite ter certeza de que ‘entrou na tela’
A empresa coreana Samsung lançou no mês passado um telefone celular com um recurso inovador. Apesar de os botões para acionar seus comandos serem touch screen – como os do iPhone – ao pressioná-los, a sensação é a de estar apertando teclas convencionais, daquelas que se movem. A vantagem para quem utiliza o telefone, segundo o fabricante, é ter certeza de que a tecla foi acionada, o que nem sempre acontece nas telas touch screen. O fabricante explica que este novo celular usa uma técnica que introduz uma nova gama de sensações ao se interagir com o mundo virtual. A técnica, conhecida como haptics, reproduz o sentido do tato por meio de comandos eletrônicos. Ela permite sentir as propriedades físicas e os movimentos dos objetos representados na tela. No caso do celular, um dispositivo vibratório sob a tela modifica a sensação que se tem ao tocá-la. Quando os aplicativos empregados no computador se encontram conectados ao corpo através de dispositivos como luvas, joysticks, mouses ou estruturas robóticas, as possibilidades da haptics se ampliam para muitos outros campos. A técnica permite, por exemplo, que um jogador de videogame, numa cena de luta, sinta os golpes ou tiros que seu personagem recebe na tela no local exato do corpo onde eles foram desferidos.
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