terça-feira, 27 de novembro de 2007

Muito barulho sinal de pouco conteúdo!

Certa manhã, meu pai, muito sábio, convidou-me a dar um passeio numa mata próxima e eu aceitei com prazer. Ele se deteve numa clareira e depois de um pequeno silêncio me perguntou:
- Além do cantar dos pássaros, você está ouvindo mais alguma coisa?
Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi:
- Estou ouvindo um barulho de carroça.
- Isso mesmo, disse meu pai, é uma carroça vazia...
Curioso, perguntei a ele:
- Como pode saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos?
- Ora, respondeu meu pai. É muito fácil saber que uma carroça está vazia por causa do barulho. Quanto mais vazia a carroça maior é o barulho que faz.
Tornei-me adulto, e até hoje, quando vejo uma pessoa falando demais, gritando (no sentido de intimidar), tratando o próximo com grossura inoportuna, prepotente, interrompendo a conversa de todo mundo e querendo demonstrar que é a dona da razão e da verdade absoluta, tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai dizendo:
Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz...

5 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal. Todo o fanfarrão deveria deveria ter isso em mente. Ninguém ganha no grito.

Anônimo disse...

Me lembrei de quando era pequena e é claro do meu pai, que para mim era um sábio também. Quase tudo que sei aprendi com ele. Com minha mãe também, mas ele era mais parceiro.

Anônimo disse...

Essas histórias são do tempo em que os filhos ouviam os pais. Bons tempos em que havia respeito e descência.Hoje dançam pelados na Assembléia do maior estado na nação e tem quem defenda e ache certo.

Anônimo disse...

Alguem deveria enviar esse "testículo" para o Hugo Chávez. É ridículo o barulho que ele vem fazendo.

Anônimo disse...

Pois é, sempre tive essa impressão também... de que as pessoas que tem necessidade de gritar, esbravejar o tempo todo, são na verdade muito carente... mas camuflam essa crência (que a torna vazia) atrás de uma suposta agressividade...