Psicólogos e psicoterapeutas dos Estados Unidos e Reino Unido advertiram os pais de fãs do Harry Potter para que preparem emocionalmente seus filhos para eventual morte do bruxinho. O sétimo e último livro que encerra a saga, "Harry Potter e as Relíquias da Morte", será publicado no próximo mês (ainda sem data definida no Brasil). Especialistas indicaram que milhões de crianças poderão sofrer traumas emocionais se o protagonista da série morrer. Michael Brody, psicólogo infantil norte-americano, pediu aos pais das crianças para prepará-los sobre a dita perda, que será similar à morte de um ídolo ou amigo íntimo. "As crianças poderão sofrer traumas ou ansiedades e os pais também têm que estar preparados para confortá-los", declarou Brody. "Os pais podem aproveitar o tema da morte, se isso acontecer mesmo em Harry Potter, para conversar com os filhos e explicar sobre o assunto", ressaltou.
2 comentários:
Sobre a morte, para mim, é uma situação muito delicada no Brasil, principalmente pela convivência mais cotidiana que vem se (mais que) infiltrando nos lares brasileiros. Então se está à cata de 'heróis' para sublevar esse medo e realmente, perder, principalmente nesse caso específico de Harry Potter, pode reforçar o sentimento quase coletivo de que 'é uma injustiça', que ocorre para todas as situações e, 'poxa, até na imaginação?'. Como aconteceu há idos com a 'morte do Super Homem'.
Conheço crianças e adolescentes super fãs da saga, há uma infinidade de 'fanfiks' (histórias criadas sobre a saga por fãs) na internet, e é uma situação delicada para os pais.
Mas, no meu entendimento, o que pode ser aludido é que a morte existe, mas que houve uma distinção da escolha do herói: lutou por uma boa causa, escolheu o bom caminho, não se desviou dele e, somente o livro mostrará, triunfou.
Pelo menos até agora, os atos foram para o bem, como todos os heróis, desastrados ou não, tentam fazer.
Ainda no meu entendimento, não seria a morte o determinante, mas o modo como viveu e fez escolhas e influenciou positivamente, que precisa ser lembrado, assim como situações de heróis anônimos ou não, que aí estão e merecem ser lembrados. Quem sabe até imitados.
Bom sim vários fãns de Harry Potter vão sofrer pela morte do bruxinho e tem que se preparar,maiso bom é que ele não morre em si ,ele volta na segunda parte do filme da saga q será em julho de 2011.
bjss
Postar um comentário