quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

O menor tatu do mundo é rosado e peludo

Ele é pequeno, peludo, rosado e bonitinho. Não é um animal famoso e nem o protagonista de um conto de fadas, mas poderia ser.
O pichiciego-menor (Chlamyphorus truncatus), mede pouco mais de 10cm, passa a maior parte de sua vida escavando embaixo da terra, tem uma carapaça rosada que cobre o seu suave pelo branco. É o menor tatu do mundo, se alimenta de invertebrados e plantas e raramente é visto na superfície. Encontrado nas planícies da Argentina, o pichiciego-menor é muito suscetível ao estresse e não tolera bem encontros com humanos. "É um animal muito delicado, que em cativeiro vive no máximo oito dias, e morre", disse Mariella Superina, especialista na preservação de tatus. Por sua raridade, esses animais se tornaram "uma obsessão" para Superina. 

"Apesar do nome 'pichiciego', esses animais não são realmente cegos. Conseguem distinguir claridade de escuridão. "Pichi' significa 'minúsculo' na língua mapuche (um povo indígena da região centro-sul do Chile e do sudoeste da Argentina), e eu suspeito que 'ciego' foi agregado ao nome para distingui-lo do piche (Zaedyus pichiy), uma espécie de tatu que pesa cerca de 1 kg e vive na mesma região", disse a especialista. Superina é pesquisadora do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET), na província de Mendoza, Argentina, a região do pichiciego.

Nenhum comentário: