domingo, 30 de junho de 2013

Conheça a carta que Gandhi enviou a Hitler e não chegou

A correspondência foi escrita em 23 de julho de 1939, quando a estava prestes a invadir a Polônia e dar início à Segunda Guerra Mundial.
A carta que nunca chegou a seu destino final e mesmo se tivesse chegado seria arriscado dizer que teria alguma possibilidade de mudar o curso da história que estaria por vir. Ela foi interceptada pelo governo britânico e diz o seguinte (tradução livre): 
Índia, 23 de julho de 1939 
Querido amigo, 
Amigos têm insistido que eu lhe escreva para o bem da humanidade. Mas eu tenho resistido ao pedido deles, pois sinto que qualquer carta escrita por mim seria uma impertinência. Algo me diz que eu não devo hesitar e devo fazer meu apelo, pois talvez ele tenha alguma utilidade. Está claro que você hoje é a única pessoa no mundo que pode evitar uma guerra capaz de reduzir a humanidade a seu estado mais selvagem. Devemos pagar esse preço por algo, por mais valioso que lhe pareça? Você vai ouvir o apelo de alguém que deliberadamente deixou de lado métodos de guerra e obteve considerável sucesso? De qualquer forma, peço desculpas antecipadamente, caso tenha errado em escrever para você. 
Permaneço seu amigo, 
M. K. Gandhi 
FONTE

Nenhum comentário: