domingo, 9 de junho de 2013

Cadela que perdeu focinho ao salvar crianças volta para casa após cirurgia

De volta a seu país, Kabang foi recebida por uma multidão no aeroporto e neste domingo haverá um desfile de rua feito em sua homenagem.
Uma cadela que perdeu metade de seu rosto ao salvar duas garotas de serem atropeladas por uma moto acaba de retornar às Filipinas, após oito meses de tratamento nos EUA. A vira-lata Kabang perdeu seu focinho e parte de sua mandíbula no acidente, em dezembro de 2011. Ela saltou diante de uma motocicleta, impedindo que o veículo atingisse a filha e a sobrinha de seu dono. Sua história heroica percorreu o mundo e virou tema de campanhas no Facebook e no Twitter. Vários doadores ajudaram a pagar seu tratamento, que custou US$ 27 mil (cerca de R$ 57 mil). O cirurgião veterinário Anton Lim, que acompanhou a cadela aos EUA, disse que a causa recebeu doações de 45 países. "É a primeira vez na história das Filipinas que vimos tanto apoio a um cachorro", afirmou Ed Unson, também veterinário de Kabong. 
TRATAMENTO
Médicos da Universidade da Califórnia operaram a cadela e trataram também um tumor e um problema cardíaco no animal. Ainda que seu rosto não tenha podido ser reconstruído, áreas mais sensíveis foram cobertas com pedaços de pele retirados das bochechas, do pescoço e da testa. Kabang ainda é capaz de mastigar sua comida usando seus dois molares restantes; seu olfato também foi mantido, e ela consegue reconhecer seus donos e cuidadores, explicou Anton Lim. De volta a seu país, Kabang foi recebida por uma multidão no aeroporto de Manila e entregue a seu dono, Rudy Bunggal, na cidade de Zamboanga. Ela terá neste domingo um desfile de rua feito em sua homenagem.

Nenhum comentário: