sábado, 19 de fevereiro de 2011

Britânico cria pimenta ‘mais picante do mundo’

Um empresário britânico diz ter desenvolvido a pimenta mais picante do mundo, com uma força cerca de 200 vezes superior à do molho Tabasco ou da pimenta mexicana jalapeño. A pimenta “Infinity Chilli”, cultivada em Grantham, no condado de Linconshire (nordeste da Inglaterra), teve sua força verificada em um teste feito pelo Centro de Cultivos da Universidade de Warwick e aguarda o reconhecimento do livro Guinness World Records. Os testes indicaram que a Infinity Chilli tem um nível de ardência de 1.176.182 unidades na escala Scoville, criada em 1912 e usada para medir a ardência provocada pelas pimentas. A pimenta jalapeño, reconhecida como uma das mais picantes, tem um nível entre 2.500 e 8.000 unidades na escala Scoville. A ardência do Tabasco varia entre 2.500 e 5.000 unidades. O teste coloca a nova variedade à frente até mesmo que a pimenta Bhut Jolokia, que tem um nível de 800 mil na escala Scoville e estaria sendo usada pelo Exército indiano no desenvolvimento de granadas de mão com o objetivo de imobilizar adversários. “Quando a cortei podia ver pela casca e pelas sementes que era forte”, disse ele. Tecnicamente, a pimenta não é um vegetal, mas uma fruta, do gênero Capsicum. A ardência vem da substância capsaicina, encontrada em todas as pimentas. Sua ingestão, além de dar sabor aos alimentos, faz o corpo produzir endorfinas, hormônios que provocam sensação de bem-estar. Apesar do óbvio desconforto imediato, para não dizer agonia total, os médicos dizem não ter descoberto até hoje nenhum efeito colateral negativo. Algumas pesquisas indicam que a capsaicina pode ser usada em tratamentos para a dor e há relatos de seu uso para ajudar a reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia em pacientes de câncer. Woods conta que na semana passada tentou provar um de seus Infinity Chillies. “A pimenta havia sido congelada no ano passado, então pensei que não seria tão forte quanto a pimenta fresca e resolvi experimentar”, diz. “Foi um pouco amedrontador. A queimação na minha língua durou meia hora, e os efeitos não passavam. Em um certo ponto, eu estava me contorcendo de dor e pensando em ligar para o hospital”, conta.

3 comentários:

Anônimo disse...

Algumas coisas a corrigir em seu post:
Jalapeño está longe de ser uma das pimentas mais fortes do mundo. Habanero, que também é mexicana é uma das mais fortes.
Tecnicamente a pimenta é um vegetal. Toda fruta é um vegetal. Como o tomate, por exemplo. Se você quis dizer "legume" ao invés de vegetal, ok, legume não é uma classificação técnica, portanto técnicamente nada é legume.

Anônimo disse...

Ajudando um pouco a esclarecer tudo isso, a pimenta, um fruto, um vegetal e uma hortaliça, chamada de hortaliça de fruta. Os legumes são os "frutos" das leguminosas (feijões, soja, vagens em geral). Esperimentei ontem a pimenta infinity e posso afirmar que é ainda pior que a jholokia (que também tenho em casa). Muito cuidado ao manusea-la sem luvas, pois arde as unhas e em tudo que você encostar.

fifa disse...

Caros amigos, se alguém quiser preparar Geléia de Pimenta para acompanhar carnes assadas, principalmente de porco, é só me mandar um e-mail para: mestrecuca@vetorial.net que eu mando a receita. Mas já vou avisando que a receita leva pectina cítrica. Se você não a conseguir na sua região, não adianta pedir a receita. Mas, se mesmo assim você quiser tentar, eu ensino a preparar pectina a partir da casca branca de laranjas. Mãos à obra...estou à disposição.

Filipe Dias, editor da página de culinária Beco do Gourmet do Jornal Agora da cidade do Rio Grande: www.jornalagora.com.br, caderno Homem, publicado às sextas-feiras.