terça-feira, 4 de maio de 2010

Espanhol que recebeu transplante total de face concede sua primeira entrevista pós-cirurgia

Um espanhol submetido a um transplante total de rosto em janeiro passado deu sua primeira entrevista nesta terça-feira (4), antes de receber alta médica num hospital da cidade espanhola de Sevilla. Rafael posou ao lado da mãe, Juana em sua primeira aparição pública pós-cirurgia. Rafael tinha o rosto deformado por conta de uma doença transmitida geneticamente, a neurofibromatose, também chamada de doença de Von Recklinghausen. Ele seria o segundo espanhol a passar por cirurgia semelhante e o novo em nível mundial. Na entrevista, ao lado da mãe, Rafael agradeceu à família do doador e também à equipe médica que o operou. Ele estimulou os futuros doadores e desejou que mais pessoas sejam beneficiadas por este tipo de cirurgia. A operação foi feita em 25 e 26 de janeiro, durou 30 horas e teve participação de 100 profissionais, no hospital Virgen del Rocío, em Sevilla. O médico Tomás Gómez Cía, diretor da unidade de cirurgia plástica do hospital, disse que o transplante foi "muito complexo" porque exigiu uma detalhada preparação do paciente e envolveu uma grande quantidade de tecidos, com muitos nervos e vasos sanguíneos. Os médicos explicaram que o paciente está recuperando sua sensibilidade, mas ainda fala com dificuldades por conta da falta de mobilidade de sua língua. Rafael sente o tato, distingue o calor do frio e já começou a fazer a barba. Ele deve começar a falar normalmente daqui um ano. Rafael chegou a fazer saídas rápidas do hospital desde janeiro, para visitar parentes e também para assistir a jogos de seu time, o Real Betis.

Nenhum comentário: