domingo, 2 de maio de 2010

Avião gigante da Airbus faz vôo de exibição em SP

Está prevista para às 11h40 desta segunda-feira o pouso do avião gigante da Airbus, o A380, no aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP). À tarde, o avião deverá fazer um vôo de apresentação para autoridades e convidados. Até a chegada a São Paulo, o trajeto inicial previa a partida da França, com passagem pela Argentina. Segundo a Airbus, o avião precisa de uma pista com 45 metros de largura e de 2,6 mil metros de comprimento para o pouso e decolagem de demonstração e Guarulhos atende às especificações. Caso fosse uma operação regular, a aeronave precisaria de pistas mais largas para manobrar e pontes de embarque de dois andares para comodidade dos passageiros. O Brasil, no entanto, não deve ter o avião em operação tão cedo. A única empresa da América Latina que encomendou o A380 foi a Aerolíneas Argentinas, e só deve recebê-lo em 2011, segundo a Airbus. A Emirates Airlines também encomendou unidades do Airbus-A380 e deve recebê-los a partir de 2008, mas não deve usá-los nas rotas que opera ao Brasil tão cedo. Outras duas companhias que operam vôos para o Brasil e que estão na lista de clientes Airbus são Lufthansa e Air France, que recebem os primeiros A380 em 2009, mas não devem operá-los em rotas que incluam o Brasil antes de 2010.

Nenhum comentário: