sábado, 22 de maio de 2010

52 empregos em apenas um ano, ou um por semana

Certamente alguma vez na vida alguém lhe fez aquela pergunta típica “o que você vai ser quando crescer?”. O canadense Sean Aiken da cidade de Vancouver resolveu responder essa questão de um modo muito original e seguir à risca o conselho de seu pai: seguir sua paixão. Em 2007, Sean estabeleceu que a cada semana teria um novo emprego. Ele criou um site e as pessoas passaram a lhe oferecer trabalhos. Em apenas um ano, Sean trabalhou em 52 empregos. A cada segunda-feira, ele assumia uma nova função. Foi de florista a instrutor de ioga, caubói e até saltou de body jump. Viajou 46,685 milhas, dormiu em 55 camas e nos mais diferentes lugares entre os Estados Unidos e Canadá. Agora a história de Sean está no livro The One Week Project: One man, One Year, 52 Jobs (Projeto de uma semana de Trabalho: Um homem, um ano, 52 empregos.) Em uma entrevista à revista Time, Sean diz que é comum as pessoas permanecerem por toda uma vida em apenas um trabalho, sem tirar proveito, apenas reclamando. Ele afirma que não existe trabalho perfeito e acreditar nisso é um grande erro. “Existem muitas coisas no trabalho que podem nos fazer felizes”. Em sua jornada, ele perguntava às pessoas o que mais apreciavam em seus trabalhos e a resposta que mais ouvia era sobre as relações pessoais. “Não eram as atividades cotidianas, mas os colegas e as relações no trabalho”, diz ele. A experiência de muitos empregos fez com que Sean encontrasse pessoas realizadas com o que fazem, mesmo ganhando pouco. “Eu me lembro de uma conversa com Chet, um vaqueiro de Wyoming (Estado americano). Ele era um cara que não ganhava muito fazendo o que fazia e num trabalho bastante difícil. Mesmo assim ele dizia: ‘ Não tem importância. O dinheiro não é importante pra mim. Eu tenho o suficiente para viver e é disso o que preciso. Eu amo a minha vida”.

Nenhum comentário: