quarta-feira, 8 de julho de 2009

Cientistas criam árvore artificial contra aquecimento global

Cientistas da Universidade de Columbia, EUA, anunciaram ter criado árvores artificiais para ajudar no combate ao aquecimento global. Elas são capazes de absorvem CO² da atmosfera quase mil vezes mais rapido do que árvores de verdade. A estrutura tem galhos semelhantes aos de pinheiros, mas não precisa de sol nem água para funcionar. O segredo está nas folhas, feitas de um material plástico capaz de absorver dióxido de carbono, um dos principais gases responsáveis pelo efeito estufa. "Da mesma forma que o faz uma árvore natural, a medida que o ar flui pelas folhas, estas folhas absorvem o CO² e o mantêm preso", explicou o cientista Klaus Lackner, geofísico do Centro de Engenharia da Terra da Universidade de Columbia, em Nova York. No entanto, enquanto árvores e outras plantas armazenam o gás em seus tecidos, a árvore artificial guarda o CO² num filtro, que comprime o gás e o transforma em líquido. Desta forma, o CO² poderia ser enterrado e armazenado permanentemente debaixo da terra. Embora alguns ambientalistas critiquem os métodos de enterrar dióxido de carbono, Lackner afirma que o uso de suas árvores daria ao mundo tempo para encontrar alternativas voltadas para o desenvolvimento de energias "limpas", que não produzem gases. O grupo de pesquisadores americanos criou um protótipo pequeno, mas afirma ser possível produzir um modelo maior. "O que vejo a curto prazo é um aparelho do tamanho de um caminhão no qual se podem instalar as folhas numa caixa parecida com o filtro de uma caldeira. Cada máquina teria 30 filtros que juntos mediriam 2,5 metros de altura e um metro de largura", disse Lackner. Esta torre de atuaria como um centro de captação ao ar livre, enquanto o CO² capturado ficaria armazenado em outra torre. De acordo com Klaus Lackner, cada uma dessas árvores artificiais poderia absorver uma tonelada de dióxido de carbono por dia, tirando da atmosfera CO² equivalente ao produzido por 20 carros. Calcula-se que cada uma dessas máquinas custaria cerca de US$30 mil (quase R$ 60 mil).

3 comentários:

Anônimo disse...

esta arvore atificila afeteria nomeio ambiente passaria á foutar carbono na atmosfera e as plantas passaria a produzir pouco alimento na sinteze de
caibrodato e averia um emquilibrio no mbiente .eu sou um ciêtista que tou vazemdo um arvore atificial que eleminaria o dióxico de carbono e produzeria alimento en forma de açucar de farios tipos . minha arvore não só afudaria na eradicação do efuito estufa como pruduziria alimento ela abisorve enegia do painel solar ou duma ernegia magnética de zenvouvida pormim que anda esta entes final para vender os projetos voce vai ovir falar de mim um dia "pode crer

Anônimo disse...

esta arvore eu vou usar o seu painel do absoverção do carbono para produzir oxigenio e alimento em forma de caibroidato.

Anônimo disse...

Caro amigo anônimo, espero que você consiga fazer uma árvore melhor do que esta, mas por favor, não assassine o português!!
Abraços e boa pesquisa!