sábado, 13 de setembro de 2008

Japão ultrapassa a 36 mil pessoas com mais de cem anos

O governo do Japão anunciou nesta sexta-feira que o número de centenários no país mais que dobrou nos últimos seis anos. Atualmente, as estatísticas indicam que 36.276 pessoas têm mais de cem anos no país, um número recorde no mundo. O número é 4 mil pessoas maior do que no ano passado. A maior parte dos centenários, 86%, é mulher. A longevidade recorde dos japoneses, no entanto, também cria problemas para o sistema de saúde e pensões do país. Nos últimos 40 anos, o número de pessoas com mais de cem anos vem subindo, mas na última década, esse crescimento se acelerou. No fim de setembro, estima-se que, pela primeira vez, o número de japonesas centenárias vai ultrapassar 31 mil. De acordo com o governo japonês, a mulher mais velha do Japão tem 113 anos e mora no sul da ilha de Okinawa. Já o homem mais velho tem um ano a menos, e mora em Miyazaki. Embora o número de anciãos seja bem menor, ele também é recorde. Pela primeira vez na História, já são mais de 5 mil centenários. Até 2050, o número de pessoas entrando no segundo século de vida deve pular para 1 milhão. Apesar de muitos desses idosos estarem mais saudáveis e ativos do que em gerações anteriores, o governo teme o impacto que eles possam causar na sociedade. Contribuintes mais jovens possivelmente terão que trabalhar e pagar mais impostos para garantir a própria aposentadoria no futuro.

Nenhum comentário: