sábado, 31 de maio de 2008

Morreu na sexta-feira Lorenzo Odone, que inspirou o filme "O óleo de Lorenzo"

Lorenzo Odone, cuja doença motivou um esforço sobre-humano por parte de seus pais para salvá-lo e inspirou o filme indicado ao Oscar "O óleo de Lorenzo", morreu aos 30 anos, informou a imprensa americana neste sábado. Seu pai, Augusto Odone, afirmou ao Washington Post que Lorenzo morreu na sexta-feira, em sua casa de Virgínia por causa de uma pneumonia. Odone padecia de adrenoleucodistrofia (ALD), uma doença que causa mutações genéticas que destroem o sistema neurológico. O garoto levava uma vida normal até que, aos seis anos, ele passa a ter diversos problemas de ordem mental, que são diagnosticados como ALD, uma doença extremamente rara e que provoca uma incurável degeneração no cérebro, levando o paciente à morte em no máximo dois anos. Augusto Odone explicou aos jornais que a morte de seu filho não foi conseqüência da doença e sim de uma pneumonia que pode ter resultado da inalação de um corpo estranho nos pulmões. Segundo o jornal, Augusto Odone atribuiu os anos de sobrevivência de seu filho a um tratamento a base de azeite de oliva e canola, que ele descobriu pouco depois que Lorenzo foi diagnosticado com a doença, no final dos anos 80. O filme "O óleo de Lorenzo" descreve essa descoberta e os esforços de Augusto e Michaela Odone - interpretados por Nick Nolte e Susan Sarandon, que ganhou um Oscar por esse trabalho - para prolongar a vida de seu filho. Apesar de leigo, Augusto estudou a fundo a doença do filho e chegou a uma resposta até então desconhecida pelos médicos. Augusto Odone disse que pretendia cremar os restos de seu filho e misturar com as cinzas de sua esposa, falecida em 2000.

2 comentários:

Anônimo disse...

depois d asistir o filme eu fiquei muito sensibilizada com tudo que vi... eu acho que se tds vissem esse filme o mundo poderia ser bem melhor!!! eu pesquisei muito sobre essa doença apesar de ser muito rara.
É muito triste tudo isso.. eu asisti muitos dos meus amigos também todos ficaram chocados por quer nenhum deles conheciam essa doença,eu espero essa doença nunca se manifeste pelo mundo por que iria ser muito triste vêr tantas pessoas terminarem assim como ''LORENZO''...
Sem esquercer que eu fiquei muito feliz em vêr e saber que Lorenzo morreu no dia 30 de maio de 2008!
Os pais dele foi um exemplo de coragem por acreditarem que um dia o filho deles iria ficar curado,e jamais deixaram de acreditar que haveria uma terapia para a ALD.

Anônimo disse...

é as vezes as pessoas não dão valor a vida por problemas pequenas que aparecem, mas vendo esa historia mudo muito minhas ações principalmente, porque mostra o sofrimento e os sintomas que causa a doença (ADL). é saber que os pais de lorenzo, mutaram para descobrir a cura, passaram até por cima de autoridades, é uma coisa bonita, são esses tipos de experiencias que as pessoas precisame ver, assim tenho certeza que o mundo seria diferente.