Em anúncio de vodca o México retoma a Califórnia, Texas, Nevada e etc.

A empresa sueca Vin & Sprit (V&S), fabricante da vodca Absolut, foi obrigada a retirar um anúncio da bebida no México onde aparecia um mapa que estendia os domínios do país aos Estados Unidos até os limites anteriores à guerra entre ambas as nações (1846-1848). A propaganda da discórdia faz parte da campanha "In an Absolut World" (em um mundo Absolut), na qual a companhia convida os consumidores de cada país a distintas visões de um mundo supostamente ideal.
O mapa utilizado, em vigor em 1830, situa sob controle mexicano os atuais estados do Texas, Califórnia, Arizona, Nevada, Utah, Novo México e oeste do Colorado, territórios que o México perdeu para os Estados Unidos com a assinatura do Tratado de Guadalupe Hidalgo, que colocou fim ao conflito bélico. O uso do mapa gerou polêmica nos Estados Unidos, irritando e ofendendo muitos americanos que sugeriram um boicote através da internet à marca de vodca Absolut, atitude apoiada pelo jornal mexicano El Universal em sua edição desta segunda-feira. A vice-presidente de Comunicação da V&S, Paula Eriksson (foto), através do blog da companhia, pediu desculpas pelo anúncio na noite de domingo. Ela afirmou que a intenção de sua empresa não foi ofender ninguém, nem defender a modificação das fronteiras entre Estados Unidos e México. Eriksson também alega que não quis estimular o sentimento antiamericano nem intervir no debate migratório entre os territórios. Veja vídeo da campanha satirizando políticos.
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