O maior bunker da Alemanha durante a guerra fria, construído para proteger o governo da antiga Alemanha Ocidental de um ataque nuclear, vai abrir suas portas de metal pressurizadas à visitação pública no fim de semana. Cravado sob a cidade de Ahrtal, localizada no oeste do país, perto de Bonn, a sede da antiga República Federal Alemã, o bunker foi planejado para abrigar 3.000 pessoas por até um mês. Agora, quase duas décadas depois da queda do Muro de Berlim, os visitantes poderão examinar o centro de controle, a sala de reuniões da presidência e a câmara de descontaminação. "É um lugar muito imponente. Faz você ficar bem tenso e desconfortável quando pensa na falta da luz do dia e como as pessoas iriam ter de viver e trabalhar lá por dias seguidos", disse Heinz Schoenewald, guia do centro de turismo de Ahrtal, que oferece visitas ao lugar. O local começou a ser cavado em 1903, como um túnel de ligação ferroviária com a França. Durante a Segunda Guerra Mundial, os nazistas usaram trabalhadores escravos dos campos de Auschwitze Buchenwald para expandir as instalações, nas quais estocaram os foguetes V2. O governo da Alemanha Ocidental transformou o local em um bunker entre 1960 e 1972, no pico da Guerra Fria, e ele se tornou uma vasta rede labiríntica de túneis, espalhada por 17 quilômetros . Ao custo de 5 bilhões de marcos alemães em 1960,cerca de 10 bilhões de euros (15,19 bilhões de dólares) em valores atuais, a obra foi o bunker mais caro da Alemanha na Guerra Fria. Abrigava cerca de 1.000 quartos , perto de 900 escritórios e cinco hospitais.Veja um vídeo onde uma televisão alemã mostra as reformas que transformaram tudo num imenso museu.
3 comentários:
Gostei dessa. Adoraria conhecer. Eu fico com uma dor de cabeça infernal depois, mas vale a pena. Abraço!
Ola estou de volta (de novo!). Me da clautrofobia só de imaginar um lugar totalmente fechado, essa do dente que ajuda a recuperar a visão e totalmente nova pra mim, os avanços da medicina são realmente incriveis, porém mais abaixo vemos o que a babaquice faz ao ser humano, tatuagem nos olhos (falta alguma coisa num ser destes?)
Abraços Rosa
Vc é sempre muito atencioso e generoso nos seus comentários, Marc. Valeu! Agora aproveite sua viagem... rsrsr E até logo. Abraço!
Postar um comentário