quinta-feira, 27 de março de 2008

Enfermeiras levam multa por não usar minissaia na Espanha

Enfermeiras da Clínica São Rafael, da cidade de Cádiz, no sul da Espanha, foram multadas porque se recusaram a usar minissaia no trabalho. O uso de um uniforme com saias curtas é obrigatório para as enfermeiras da clínica, mas um grupo de funcionárias decidiu desobedecer a norma e, como punição, cada uma delas teve 30 euros (cerca de R$ 80) descontados da folha de pagamento. As doze funcionárias fizeram uma queixa ao sindicato, que disse que vai entrar com um processo contra a clínica. “Nos sentimos como objetos decorativos. Na hora de trabalhar não temos liberdade de movimentos, nem podemos nos abaixar para atender os pacientes que estão em camas”, disse a sindicalista Adela Sastre, presidente do Comitê das Enfermeiras, a um grupo de jornalistas diante da clínica. Sastre comentou também que a medida tomada pela direção é “discriminatória”. Primeiro, porque as eleitas para usar minissaias são as que atendem ao público e, depois, porque considera a idéia um “abuso por termos que expor nossos corpos para fazer nosso trabalho”, disse. Segundo a sindicalista, os diretores do hospital nem aceitaram ouvir seus argumentos, alegando que a última palavra é da chefia e que quem estivesse insatisfeita poderia reclamar na justiça. Diante da polêmica sobre as minissaias, a direção da clínica emitiu um comunicado assinado pelo dono da rede de hospitais, José Manuel Pascual, afirmando que “as normas são de responsabilidade da empresa.” As sindicalistas também denunciaram a represália da clínica à Secretaria Municipal de Saúde de Cádiz, na última quarta-feira. O governo local pediu explicações à direção da São Rafael e está esperando um informe detalhado sobre o caso.

3 comentários:

Dr. Fácil disse...

É um absurdo mesmo. Estão nitidamente regredindo em vez do contrário. Uma vergonha. Cegos! Boicote a Espanha! Viva o Brasil!

Anônimo disse...

O desrespeito com a mulher por parte desses idiotas vem comprovar que são muito atrasados. Bom de quem costuma matar touros aos poucos e fazer guerrinha de tomate não se pode esperar muito.
Val

Anônimo disse...

Espero que a moda não pegue, imagine esperar na fila do SUS...

Abraços