sábado, 27 de outubro de 2007

Você acha que os consumidores de drogas são responsáveis pela violência do tráfico?

O resultado de uma enquete publicado pela revista Época sobre a relação drogas e violência, mostra que a imensa maioria, mais de 90%, atribui aos consumidores a maior parcela de culpa pela violência. O que é lógico, pois se não houvessem consumidores, não haveria para quem vender. No entanto a mesma matéria parece querer encontrar bodes expiatórios para justificar nas entrelinhas o consumo.
Em vermelho o que a revista escreveu;
O consumidor garante o comércio, mas não é ele quem produz a violência. Drogas são vendidas no mundo todo. Nas ruas de Berlim ou Lisboa traficantes oferecem suas mercadorias para moradores e turistas. Mas vender a droga não implica dominar comunidades inteiras, como os chefões fazem no Rio de Janeiro. “Chegamos a esta situação devido à ausência do Estado nas favelas e também à corrupção policial, que apreende as armas de um traficante e revende para o outro”, diz a socióloga Julita Lemgruber, diretora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania, da Universidade Cândido Mendes.
O que dá poder e armas ao que eles chamam de chefões que dominam as comunidades? Respondo: Dinheiro, grana, bufunfa e isso vêm através do consumidor. Querer culpar o policial corrupto, que é parte importante no contexto ou o Estado que é ausente, não diminui em nada o maior volume de culpa que é do usuário, sem ele o segundo maior culpado que é o traficante, fica sem ter o que fazer com a porcaria toda.
Culpar o consumidor está em desuso no Brasil. Pela legislação em vigor desde 2006, quem for apanhado consumindo será julgado num juizado especial, não mais criminal. A pena, que antes podia chegar a seis anos de prisão, agora é de prestação de serviços comunitários. O Brasil segue, assim, o pensamento predominante em vários países europeus, como Espanha, Portugal, Bélgica e Alemanha.
Em desuso pra quem “cara pálida”? Não poder culpar pode estar amparado por lei, mas será que reflete a opinião da maioria das pessoas? E mais, será que eles conferem o
resultado da enquête que a própria revista esta fazendo? Aliás, (eu sou o rei do aliás) em blogs recomendados pela Época, como por exemplo O Escriba a maconha é propagada para quem quiser adquirir mudas e quem sabe iniciar a sua própria plantação. Eles disponibilizam o envio de sementes pelo correio além de uma série de informações pertinentes a Marijuana ou Cannabis Sativa. A verdade é que a droga mexe com interesses muito grandes, em que muita gente esta envolvida e nem um pouco interessada em saber se alguém esta tendo prejuízo moral, social ou econômico. Não importa se tem gente pagando com a própria vida em função da droga, desde que não sejam eles. O deputado maconheiro Fernando Gabeira é um dos ilustres defensores da “livre fumaça”, o que é normal, uma vez que ele está fazendo jus a fama do político brasileiro e legislando em causa própria.

18 comentários:

Anônimo disse...

sua argumentação é tão rasa, mas tão rasa, que não vou me dar ao trabalho de responder. Mas faço algumas perguntas: qual a fórmula mágica para, de repente, não se consumir mais nenhuma substância química que altere a consciência? Qual país conseguiu isso? Em algum tempo, na história da humanidade, isso aconteceu? Vc sabe porque algumas drogas são legais e outras não? Vc vive sem drogas - legais ou ilegais?

aff... acho que estou perdendo meu tempo...

Blog do M@rcondes disse...

Não sou chegado a barracos e muito menos em dar bom dia pra cavalo, mas como recebi email reclamando de que teria que dar algum d tipo de explicação, resolvi mostrar o que respondi a esse energúmeno movido a "fumaça", mas conhecido comno REMELENTO.

Blog do M@rcondes disse...

Jorge Cordeiro…O Escriba. Respeito a sua mensura sobre minha argumentação e agradeço por não ter que lhe dar o trabalho de responder. Quanto as suas indagações posso lhe dar uma colher de chá. Primeiro não convivo e nem consumo qualquer droga que altere a minha capacidade de raciocínio. Segundo, se não fizer a minha parte por um país melhor é possível que ele se torne inabitável. E por último e também para não perder o meu tempo acendendo vela para defunto ruim, sai dessa lama meu caro. O pai do Nasi esta tentando interditá-lo para ver se consegue salvar o filho, enquanto isso vem você com pseudofilosofia movida a fumaça. Essa fruta que tu estas começando a descascar, eu comi até o caroço e posso de antecipar por experiência própria que é bastante indigesto.

Blog do M@rcondes disse...

Meu caro respostas para as suas divagações quem tem que dar são os psiquiatras. Aliás o seu caso se é que não deu para perceber vai aí uma dica: É caso de polícia.
Fumar maconha foi descriminalizado mas, propagar é incentivar o consumo é crime sim Cordeiro. Ridiculo é a idiotice é o papel que estou fazendo e te dar uma colher de chá. Quanto a ser ser moralista e um homem de bem é só para quem sabe e tem moral, o que parece que não se enquadra com o seu caso. E não consegui entender o “publico mesmo” grande e ilustre anônimo, também conhecido como remelento. Quanto a “cantar de galo” é uma interpretação própria do seu reino, não é mesmo “ovelinha”, desculpe Cordeiro. E para terminar, de que sociedade é que vocês esta falando, só se for da sua que não respeita sequer família alheia, desinformado

Blog do M@rcondes disse...

Perdão pela minha percepção subjetiva em subestimá-lo e não ter me dado conta de que você quer é atenção. Sirvo para pai do Reinaldo que tem apenas alguns anos mais do que um borra botas como tu. Quanto a querer me enquadrá-lo como seu discípulo seria até lisonjeiro é uma mente brilhante. Mas não só lhe dei uma colher de chá, como também vou tirá-la. Tenho mais o que fazer. A propósito quem tem que se tratar urgentemente é tu,... Remelento.

Jorge Cordeiro disse...

conversando com fantasmas, meu?

Chama a claque do bolotinha!!

Unknown disse...

E aí Marcondes, cheguei agora e só tou dando uma passadinha. Arrumou pra ti, né! Remelento... Essa foi boa. O pior é que é remelento e maconheiro, pelo que pude perceber. Diz pra ele que antes só, do que mal acompanhado.


Abraços.

Anônimo disse...

Não da pra entender como pessoas com condições de vida se prestam para o papel que essa figura tenta desempenha. E por falar no que ele chama de claque do Reinaldo, hoje ele batizou os remelentos de piolhentos. Bjus !Lair

Anônimo disse...

Ele disse que o blog do Rei é claque, e o dele é bando ou quadrilha?

Anônimo disse...

Como boa claque do mestre sofista doente, pouca discussão sobre o assunto e muitas acusações, ofensas, ignorância. Realmente, vc tá muito bem acompanhado! :)

Anônimo disse...

ah, sim, já ia me esquecendo:

Matéria de capa da Foreign Policy, revista americana especializada em Relações Internacionais, sobre o fracasso da Guerra às Drogas:

http://escriba.org/novo/?p=1254

Anônimo disse...

Esse cara é um babaquinha desempregado que nunca deu certo em nada. O negócio dele é tirar um onda de ongueiro, mas na verdade ele é fraco. Curtir com tumor dos outros chega a ser mais doentio que a prórpia doença.Não da pra dar bola.
Abraços.

Anônimo disse...

Obrigado, Denise! Nada como ser criticado por patricinhas como vc. E o que vc conseguiu na vida além dessa chapinha mal ajambrada?

Anônimo disse...

Aos quinze anos eu andava com uma turminha, um certo dia alguém troxe um baseado, cai fora, o cheiro ;e horrivel, a pessoa fica rindo como um retardado. Balanço da história, a turma entrou de cabeça, e não sairam disto, não entraram na faculldade, não conseguuiram um emprego decente, são sustentados pelos país até hoje. SE issto é vida, eu nào quero pra mim nem pro meus filhos.

Abraços

Anônimo disse...

Por outro lado, Alexaner Dumas (escritor), Benjamin Franklin, Bob Dylan, Bruce Lee, Carl Sagan (cientista), Dizzy Gillespie (músico), Shen-Nung (imperador chinês), Fats Waller (músico), Nietzsche, George Washington (político), Thomas Jefferson (político), Graham Greene (escritor), Jennifer Aniston (atriz), Lewis Carroll (escritor), Mike Bloomberg (prefeito de NY), Montgomery Clift (ator), Oliver Stone (cineasta), Peter Sellers (ator), Pitágoras (matemático), Ray Charles (músico), Rudolf Nureyev (bailarino), Paul McCartney (músico), Victor Hugo (escritor), Shakespeare (poeta, escritor) e muitos outros fizeram uso da cannabis e seguiram em frente. Que coisa, né Rosa? Ver lista completa aqui - http://www.slatts.fsworld.co.uk/famous.htm

Anônimo disse...

O Cordeiro é garoto propaganda do cartel de Cali ou Medelin? O cara não tem o que fazer. Ele se preocupa com uma lista de gente que fumou e foi em frente pra justificar o seu vício. Ô mané, essas figuras ai fumaram e foram em frente. Outros como Jimi Hendrix e janis Joplin, nem tanto. E outros como Fernandinho Beira Mar e marcola, chegaram ehehe. E tu pelo jeito atolou ehehehe Se toca meu..
Fui!

Anônimo disse...

Consumo de maconha aumenta risco de surto psicótico, segundo especialistas. Pesquisadores espanhóis apresentam resultado em novo livro. Para cientistas, é preciso desfazer mito de que droga é sempre leve.
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL158667-5603,00-

Anônimo disse...

Na hora eu realmente estranhei, quando vim aqui entendi (hehehehe), coloque chato nisto, eu simplesmente nao entende, se vc coloca um texto no blog a tua opiniao ja esta formada, o cara quer que vc mude.
E maconheiro remelento ninguem merece, hehehehe

* João pode ir se juntar a turminha da cannabis toda ai, mas fume de frustação por que pelo jeito não cherara aos pés desses remelentos.

Abracos