segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Racismo e omissão dois pecados mortais que fazem parte da hipocrisia e do medo social

Há anos atrás as divergências mais acirradas que geravam conflitos, tinham fundos de ordem político-ideológica, territorial ou religiosa. Não que fossem argumentos justificáveis para gerar violência, mas os tempos eram outros e muita coisa era disputada no fio da espada e posteriormente na bala mesmo. O ser humano evoluiu, contudo parte de suas atitudes em certos casos seguramente regrediram. Em Barcelona, um sujeito chamado Sergi Xavier, de 21 anos, entrou num ônibus urbano onde haviam apenas dois passageiros. Num ato de total insanidade ele deu um pontapé na cabeça de uma menina equatoriana de apenas 16 anos gritando “volte para o seu país”. Dias depois ele foi localizado, pediu desculpas, alegou que estava bêbado e afirmou não ser racista. O outro passageiro que ignorou o fato lembra em partes o filme de Woody Allen Os Bananas (1971). E digo lembra por que nada fez. Numa cena do filme Woody e uma velinha estão num vagão do metrô em Nova York quando entram dois facínoras, um dos quais Sylvester Stalone numa das suas primeiras aparições no cinema e violentam a pobre senhora. Woody Allen finge ler e faz verdadeiras peripécias para demonstrar que não vê nada. Finalmente movido de piedade acaba num lance de oportunismo colocando os dois para fora do trem. Só que ele não viu que a porta reabre e os dois retornam e aí só vendo o filme pra saber. Racismo e omissão dois pecados mortais que fazem parte da hipocrisia e do medo social no mundo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Vi várias vezes esse filme é um clássico. Quando ao racismo e o medo parece que nadam juntos. Agora a estupitez e a ignorância parece que também são inseparáveis.
Bjim Lair

Anônimo disse...

As pessoas simplesmente passam retos, dias atras eu li que se vc estiver em uma situação de perigo só vair ser socorrida se gritar fogo, se sair socorro, perca as esperanças de ser socorrido. Sinceramente não sei onde vamos parar.
Abraços