Á soda cáustica também conhecida como hidróxido de sódio (NaOH), é utilizada pela indústria alimentícia, especialmente na assepsia de vasilhas e embalagens. Partindo da máxima de que o que distingue o remédio e o veneno é a dose, a soda cáustica por um lado, pode produzir queimaduras, cicatrizes e cegueira devido a sua elevada reatividade. Por outro, ela esta presente na fabricação de balas, caramelos, pastilhas, confeitos, gomas de mascar, pastas de semente comestíveis, bombons sem chocolate, coberturas, xaropes e etc. tudo com amparo da lei. No entanto o que ficou evidente é que há anos a indústria de laticínios vem utilizando a soda cáustica como conservante e aí esta o ponto “x” da questão. De acordo com a ANVISA o hidróxido de sódio (INS 524) não é permitido para uso em leite por induzir a fraude e mascarar as boas práticas de fabricação. Ja a água oxigenada é colocada no leite para matar bactérias que causam acidez no alimento. "Em quantidades altas e consumida constantemente, pode causar irritações no estômago e aumento na produção de radicais livres", alerta o engenheiro químico Sebastião César Brandão, especialista em laticínios pela Universidade de Viçosa, em Minas Gerais. E como fica o caso de pessoas que tomavam leite para amenizar problemas de úlcera e gastrite? Como e até que ponto a soda cáustica pode mascarar o que a ANVISA chama de “boas práticas de fabricação”? Isso é o que a população quer saber e que o poder público tem obrigação de clarear com urgencia.Em tempo um alerta sobre o leite crú:
Bom seria consumir o leite fresquinho da vaca, pode pensar alguém indignado com a adulteração do leite longa-vida. Mas esta não é uma boa idéia. Segundo o engenheiro químico Sebastião Brandão, especialista em laticínios pela Universidade de Viçosa (MG), o leite cru deve ser fervido. "Caso contrário, a pessoa pode contrair todas as doenças da vaca", diz ele.
2 comentários:
Faz muio tempo que não tomo leite. Toda vez que tomava me dava dor de estômago e hoje eu vi na tv que eles ja usavam soda ha muitos anos, parece que mais de 20 anos. A gente vive engolindo gato por lebre.
Aqui onde morro nem leite cru, estào engrossando o leite com maizena. O jeito será aprender a se alimentar de sol, mas só nos horarios permitidos hehehe.
Aqui ninguém sabe de nada, e provavelmente a Parmalat, abafara o caso.
Abraços
Postar um comentário