domingo, 29 de julho de 2012

Som alto pode afetar memória e aprendizagem

Muitos adolescentes gostam de ouvir música alta, costume que tem sido criticado por pais e professores. Cientistas da Argentina mostraram que a reclamação procede, através de um experimento com ratos, eles descobriram que o som alto pode afetar a memória e os mecanismos de aprendizagem. O trabalho, publicado na revista Brain Research, foi realizado utilizando camundongos com idade entre 15 e 30 dias, o que corresponde a uma faixa etária entre 6 a 22 anos nos humanos. Os pesquisadores expuseram os animais a intensidades de ruído entre 95 e 97 decibéis (dB) mais altos do que o patamar considerado seguro (70-80 dB), porém abaixo da intensidade de som que produz um show de música (110 dB). Concluído o experimento, eles descobriram que, depois de duas horas de exposição, os ratos sofreram danos irreversíveis nas células cerebrais. Foram identificadas anormalidades na área do hipocampo, uma região associada com os processos de memória e aprendizagem. Os ciientistas argentinos acreditam que este estudo deve servir de alerta para evitar a exposição das crianças a sons altos. Com a descoberta, os professores, que já se queixam de como as novas tecnologias podem distrair os alunos, têm agora um novo argumento para proibir os gadgets em sala de aula.

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