segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Pouco se fala da indústria automotiva do Oriente Médio

Por estas bandas, pouco se fala da indústria automotiva do Irã. Mas é bom ficarmos de olho, já que as montadoras instaladas no Brasil podem perder alguns clientes pra produtos iranianos. Afinal, o Irã é parceiro comercial da vizinha Venezuela, tradicional compradora de veículos brasileiros. O país é o maior produtor do Oriente Médio, com mais de 1 milhão de unidades anuais. O mais recente modelo iraniano é o Saipa Miniator, um sedãzinho com motor 1.5 a gasolina de 81 cv. O carro foi todo desenvolvido no Irã e deverá custar a partir de US$ 9.500 (cerca de R$ 22 mil). A Saipa pertence ao governo iraniano, o que explica o tom da dedicatória que o presidente do país, Mahmoud Ahmadinejad, escreveu no capô de um Miniator, durante seu lançamento: "Em nome de Deus, eu espero que este carro seja seguido pelos melhores desenhos e produções nessa área. Espero que todos meus colegas na indústria automotiva, especialmente o grupo Saipa, sejam sempre saudáveis, honrados e bem-sucedidos." Quanto aos carros iranianos chegarem aqui, é pouco provável, mas já temos um toque de Irã no mercado. O estranho design do recém-lançado Peugeot 207 Passion é obra da Iran Khodro, que fabrica modelos da marca francesa sob licença. A empresa foi a responsável pelo nada harmônico enxerto do terceiro volume na carroceria do 206, no início da década.

Nenhum comentário: